Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Motivação   

A motivação é a energia necessária para iniciar e manter a ação.

A Motivação e a saúde

A importância da motivação no contexto da saúde está associada à relação próxima entre a estabilidade do comportamento e  os benefícios resultantes. A investigação, assim como a experiência quotidiana, tem demonstrado que nem toda a motivação é igual e que a qualidade é mais importante do que a quantidade, influenciando a saúde mental e o bem-estar, a performance e a estabilidade do comportamento no tempo, a criatividade e a aprendizagem.  


A qualidade refere-se às raízes da motivação:

  • De onde vem realmente?
  • O que a sustenta?

Podendo ter origem em fontes mais controladas por pressões internas ou externas, como a necessidade de caber num vestido, agradar ao cônjuge e até incentivos monetários, ou mais autónomas (i.e. com raízes e determinantes internos, caracterizada pela vontade própria), como a evolução pessoal, a identificação com um dado comportamento e o prazer ou desafio inerente à atividade.

Ambientes que frustrem a satisfação das necessidades de autonomia (enquanto escolha pessoal ancorada em valorizações internas), competência (percepção de capacidade perante o desafio) e relacionamento interpessoal positivo, enquanto nutrientes fundamentais de motivações mais autónomas, podem contribuir para um tipo de motivação de pior qualidade, independentemente da quantidade.

Pelo contrário, quando as necessidade são satisfeitas observa-se um envolvimento pleno na tarefa, expressando a volição (vontade) e escolha (opção). Este comportamento mais autónomo é caracterizado pela persistência, flexibilidade e criatividade, capacidade heurística, interesse e diversão, saúde física, mental e bem-estar, bem como qualidade de relações pessoais.

Não obstante o avanço do conhecimento suportado pela investigação apontar para a importância da promoção de motivações autónomas, a realidade em muitos contextos ainda deixa antever uma visão da motivação empobrecida, rígida e ancorada em muitos mitos, o que pode minar a intervenção, pelo uso de técnicas motivacionais falaciosas e com resultados paradoxais.

 

Image courtesy of imagerymajestic / FreeDigitalPhotos.net

Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share