Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Bem Estar

Aproveite uma reunião de família ou um convívio com amigos para apresentar uma proposta de criação de um programa de Atividade Física em grupo.

Importância do Suporte Social

Sabia que também na Atividade Física a partilha experiências e dificuldades encontradas permite ouvir outros pontos de vista, fortalecendo a nossa capacidade de contornar as adversidades? E que a continuidade e harmonia de um programa de Atividade Física em grupo depende em grande escala do cumprimento das regras e dos horários estabelecidos no início do processo?

Ritual: Crie um programa de Atividade Física em grupo, envolvendo os seus familiares e amigos e dividindo tarefas organizativas entre todos. Enquanto um dos membros efetua um levantamento dos percursos pedestres existentes nas matas da região, outros poderão pesquisar os trilhos de bicicleta e organizar o almoço-volante…

A manutenção de um padrão regular de Atividade Física ao longo de toda a vida ainda é considerada uma utopia por muitas pessoas. Ou porque os obstáculos “teimam” em aparecer no caminho e a decisão mais fácil é geralmente a mais sedentária, ou porque ainda não descobrimos (ou não explorámos) as atividades que nos conferem uma sensação de prazer e bem-estar, ou ainda porque alguém “teima” em comandar os nossos passos, pressionando-nos para atividades (e intensidades) que nem sempre respeitam a nossa vontade e o nosso mecanismo biológico e que induzem à aversão da prática em questão. Encontrar estratégias que permitam encarar e superar estas (e outras) barreiras – facilitando a adoção de um estilo de vida ativo e harmonioso - torna-se então fundamental. Já pensou que envolver a família e amigos no seu exercício pode ser uma preciosa ajuda nesta “batalha”?

Não é incomum a citação de ditados como “A união faz a força!” ou “Podemos conseguir tudo... mas não podemos conseguir tudo sozinhos!”. E nem só em grandes projetos laborais estas “leis” se aplicam. De facto, a troca de ideias e a partilha de dificuldades/sucessos com aqueles que nos são próximos permitem-nos olhar para as pequenas contrariedades e desafios da vida de uma forma mais confiante, facilitando decisões coesas e melhor sucedidas.

Junte então os familiares e amigos que partilham consigo o gosto pelo estilo de vida ativo e saudável (e sempre que possível procure aproximar também os mais resistentes a este tipo de comportamentos), estipulem um nome divertido para o grupo (p.ex. Manja-léguas, Viandantes, Andarilhos, Trepadores, …) e determinem objetivos comuns a todos, distribuindo tarefas organizativas para cada um (p.ex. cada membro assume a responsabilidade de organizar 2-3 caminhadas ou passeios de bicicleta por ano). Afinal, “quando não somos parte da solução somos parte do problema”!

A CONSIDERAR:
  • Aproveite uma reunião de família ou um convívio com amigos para apresentar uma proposta de criação de um programa de Atividade Física em grupo. Estipular objetivos comuns a todos (p.ex. aumentar os níveis de Atividade Física, promover o contacto com a Natureza, estreitar os laços familiares, libertar o stresse), estipular a periodicidade dos eventos (Semanalmente? Quinzenalmente?) e distribuir funções entre todos são alguns dos passos iniciais mais importantes para o sucesso da iniciativa e garantia da sua continuidade a longo termo.
  • Partilhe as dificuldades e sucessos percecionados ao longo do programa com os restantes membros do grupo. Será interessante constatar que muitas vezes os obstáculos confrontados são idênticos aos dos restantes familiares e amigos e que a partilha de experiências fortalece a nossa capacidade de contornar as adversidades. Além do mais, quem não gosta de receber um elogio após uma meta bem sucedida?
  • Tenha presente que também os outros têm problemas e contratempos que podem dificultar a operacionalização das melhores intenções. Ouça abertamente o que os seus amigos partilham consigo e procure mostrar o seu ponto de vista (e outros pontos de vista que poderão ajudar a perceber o problema na sua globalidade), deixando a decisão final para cada um deles.
  • Cumpra as regras estabelecidas pelo grupo e fomente este espírito entre todos. A assiduidade, a pontualidade e o respeito mútuo são pontos fundamentais em qualquer organização que se pretenda saudável e cativante. Se sentir que, em alguma ocasião, o comportamento de algum dos elementos desfavorece o ambiente que se idealizou, não hesite em dialogar com ele (de preferência individualmente), mostrando as consequências negativas que essas atitudes podem implicar no grupo.
  • Incentive as iniciativas originais. Em vez de uma caminhada sistemática num trajeto único (e com a mesma duração), porque não variar os percursos, a duração e a intensidade, e explorar também outras atividades como uma gincana numa mata nacional, uma descida de rio em canoa, uma partida de karting ou paint-ball, uma lição de tango, uma subida à serra ou até um circuito de patins em linha?! Oportunidades a explorar não faltam!
  • Combine a realização de Atividade Físicas (p.ex. caminhadas, aulas de grupo, partidas de ténis, …) com os seus amigos antecipadamente! Se convidar alguém para fazer um jogging pela manhã, verá que muito dificilmente desiste da ideia e mais tarde é provável sentir que “valeu mesmo a pena”!
  • Incentive os seus filhos a aderir a uma prática desportiva, acompanhando-os ao longo dos seus treinos e competições, apoiando-os nas dificuldades e felicitando-os pelas conquistas. Paralelamente, dê também o exemplo! Mesmo que o seu envolvimento em Atividades Físicas formais seja nulo, optar por caminhar nos seus pequenos percursos (em vez de se deslocar de carro) é uma importante mensagem de promoção de saúde. É caso para dizer: um gesto vale mil palavras…


Image courtesy of stockimages / FreeDigitalPhotos.net

Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share