Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Bem Estar

Reserve algum tempo para se examinar ao espelho e realize um pequeno levantamento dos aspetos mais e menos positivos da sua imagem, de forma a esclarecer que aspetos gostaria de ?remodelar? e quais estão bem assim.

Inove a sua Imagem Pessoal

Já pensou que a imagem pessoal faz parte do seu marketing individual? E que por vezes não basta ser… e é também preciso “parecer”?

Ritual: Escolha um momento semanal para renovar (ou otimizar) a sua imagem pessoal, sempre de acordo com a sua própria vontade.

A imagem é uma ferramenta incontornável para lidar com a vida em sociedade, na medida em que esta é, em si, uma linguagem que se institui antes mesmo da comunicação verbal. Desta forma, facilmente entendemos que a imagem pessoal não só é constituída pela imagem corporal que cada um apresenta (o retrato do corpo), mas também pelos comportamentos, hábitos, sinais e postura que transmitimos àqueles que nos rodeiam. A imagem corporal compreende uma componente percetiva - o desenho mental que fazemos de nós mesmos - e uma componente subjetiva - relativa aos sentimentos, juízos e atitudes face à imagem que temos. Mas tem também uma componente objetiva – como os outros nos vêm. O desafio será então o de adotar pequenos rituais inovadores de forma a que a representação daquilo que é e do que demonstra ser aos outros acompanhe, a par e passo, as evoluções na sua vida.

No entanto, deve ter-se em consideração que a opção por transformações físicas mais radicais (p.ex., cirurgia estética) quando, na verdade, se pretendem ver resolvidos outros problemas de ordem pessoal, profissional e social, pode não ser a melhor opção. Antes de realizar alguma mudança na sua imagem, questione-se sobre as suas razões para este passo, certificando-se que as mesmas são guiadas pela sua vontade própria e sempre no sentido de dentro para fora.

A CONSIDERAR:
  • Delineie as áreas que pensa estarem mais esquecidas na sua imagem corporal - como a forma de se vestir, pentear, adornar, a sua atitude aquando dos encontros sociais e ainda a sua expressão facial e corporal – e recorra à ajuda daqueles que lhe são mais próximos, como o seu cônjuge, amigos ou até os seus filhos, para se aconselhar.
  • Reserve algum tempo para se examinar ao espelho e realize um pequeno levantamento dos aspetos mais e menos positivos da sua imagem, de forma a esclarecer que aspetos gostaria de “remodelar” e quais estão bem assim.
  • Repense nos aspetos em que ultimamente tem vindo a ser reprovado (ou que sabe não serem os mais apreciados em sociedade!) – como por exemplo o hábito de não cumprimentar o porteiro do prédio, a expressão sisuda quando chega ao trabalho ou a tendência para utilizar palavras mais grosseiras quando é contrariado - e faça um esforço para, progressivamente, contrariar esta sua tendência.
  • Procure ser um vigilante de si mesmo na sua forma como interage com as outras pessoas. Já pensou por exemplo se tem um bom aperto de mão? Será que é devidamente educado nas suas relações interpessoais? Interrompe as pessoas quando estas falam? Será suficientemente cativante numa primeira impressão? Estas e outras características são marcas determinantes na imagem pessoal que construímos e transmitimos.
  • Porque não experimentar em dias pares utilizar cores escuras e em dias ímpares cores vivas? Ao fim de semana não usar saltos altos, maquilhagem ou roupa formal? Porque não investir em hábitos sorridentes em determinado contexto ou com determinada pessoa? E que tal utilizar um barbeado diferente durante uma semana? Experimente fazer as suas próprias combinações!
Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share