Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Bem Estar

O riso estimula os analgésicos naturais do corpo e os seus indutores de bem-estar, exercendo um efeito tranquilizador sobre o corpo e diminuindo a ansiedade e os sintomas depressivos.

Benefícios de rir e sorrir

Sabia que a gargalhada é um ótimo relaxante natural, já que produz endorfinas, hormonas responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar? E que o estado de alegria fortalece o sistema imunológico, ajudando não só na prevenção de doenças provocadas pelo stresse, como na capacidade de resposta a doenças metabólicas?

O RITUAL: Sorria mais!

A frequência com que rimos e sorrimos são óptimos indicadores do nosso estado de felicidade e capacidade de viver emoções positivas. Recorrendo à sabedoria popular, percebemos que desde cedo são apregoados os benefícios do riso (“rir faz bem à saúde”) – tanto na saúde mental como na saúde física – benefícios estes cada vez mais comprovados pela evidência científica.
É consensual que o riso estimula os analgésicos naturais do corpo e os seus indutores de bem-estar (através da produção das conhecidas endorfinas) exercendo um efeito tranquilizador sobre o corpo, e diminuindo a ansiedade e os sintomas depressivos. Estas hormonas parecem também desempenhar um importante papel no fortalecimento do sistema imunitário, não só prevenindo as doenças provocadas pelo stresse como também aumentando a capacidade de resposta a um estado de doença já instalado.
Neste sentido, rir pode não ser uma terapia, mas não deixa de ser terapêutico! O que há de mais notável num sorriso é o facto de induzimos a pessoa que o recebe a retribuir essa atitude, como se de uma reacção instantânea de “espelhamento” se tratasse. É que, tendencialmente, o ser humano copia as expressões faciais que vê. Assim, ria em abundância e desfrute do ambiente positivo estimulado.

A CONSIDERAR:
  • Tenha presente a importância do sorriso no seu repertório de linguagem corporal pois, em última instância, sabe-se que este influencia as atitudes dos outros e a forma como estes nos respondem (geralmente, no sentido de potenciar uma resposta positiva). Quantas vezes não sentiu na pele a irresistibilidade do sorriso de outrem?
  • Nos dias ou momentos em que se sente mais sisudo, procure imaginar situações, eventos, episódios hilariantes ou pessoas que despertem alegria em si. Porque não lembrar-se dos seus próprios episódios mais insólitos? Questione-se acerca de alguns temas: sou uma pessoa bem-humorada? Em que situações me sinto mais bem-disposto e sorridente? Quem ou o que é que me leva a sorrir?
  • Procure renovar os espaços que habita (casa, trabalho), decorando-os com elementos pessoais (p.ex., fotografias) e positivos (p.ex., máximas de vida que gostaria de vir a alcançar), cores apelativas aos seus sentidos e adereços que funcionem como optimizadores do seu humor.
  • Já pensou em recorrer a sessões de terapia do riso? Estas baseiam-se essencialmente na execução de exercícios de riso que estimulem a auto-estima, sendo seguidos por uma fase de relaxamento. Poderá explorar estas alternativas em vários endereços electrónicos.
  • Não se leve demasiado a sério! E procure o positivo em qualquer situação, mesmo que lhe pareça que não existe. E se tudo o resto falhar, um filme cómico, que “fale” diretamente ao seu tipo preferido de humor, não deixará de o fazer sorrir...!
Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share