Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Nutrição

A Agricultura Biológica não só dá origem a alimentos com bom teor de vitaminas, minerais e fitoquímicos e tipicamente com sabor e aroma mais ricos, como também garante a manutenção e melhoria da fertilidade do solo e a diversidade do ecossistema agrícola, promovendo a qualidade ambiental.

Alimentação Biológica

Sabia que a Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 3,5 a 5 milhões de pessoas sofrem anualmente de envenenamentos agudos com pesticidas? E que o crescente número de consumidores interessados em melhorar a qualidade da sua alimentação e em preservar o ambiente, tem despoletado um maior ritmo de produção de produtos biológicos, estimando-se que estes poderão ter representado entre 10 e 30% da agricultura europeia no ano 2010?

RITUAL: Reserve no mínimo 5-10% do seu orçamento alimentar para a compra de alimentos biológicos, tomando uma posição positiva e inovadora em benefício da saúde de todo o seu agregado familiar e, simultaneamente, em defesa do meio ambiente.

A Agricultura que atualmente prevalece na maioria dos países europeus sofreu grandes alterações ao longo do último século. A Revolução Industrial – orientada para a produção em massa - ditou a implementação de novas tecnologias na produção alimentar, com desenvolvimento da indústria dos pesticidas e adubos azotados, muitas vezes utilizados em quantidades prejudiciais aos solos, águas, atmosfera e alimentos. De facto, todos os anos são conhecidos mais casos de envenenamento acidental, cancro e doenças degenerativas do sistema nervoso, muito provavelmente associados às práticas de agricultura massiva e pouco ambientalista.
Neste contexto e na tentativa de aliar as tecnologias modernas com uma agricultura saudável e ecológica, surgiu a Agricultura Biológica. Esta forma de produção – isenta de pesticidas e adubos azotados e com um número cada vez maior de admiradores e seguidores - não só dá origem a alimentos com bom teor de vitaminas, minerais e fitoquímicos (importantes na promoção de saúde), e tipicamente com sabor e aroma mais ricos, como também garante a manutenção e melhoria da fertilidade do solo e a diversidade do ecossistema agrícola, promovendo a qualidade ambiental.
Não perca então a oportunidade de conhecer um pouco mais da alimentação biológica, mas prepare-se…! Mesmo que o aspeto dos alimentos não seja tão apelativo como aqueles que está habituado a ver nas montras de supermercado, arrisque! Verá que tudo muda de figura quando saborear este manjar!

A CONSIDERAR:
  • Sempre que isso for possível, opte por comprar pelo menos um produto ou alimentos biológico. Para além de mais saboroso, foi produzido sem a presença de pesticidas e adubos.
  • Procure comprar frutas e vegetais da época. A probabilidade de terem sido desenvolvidos com fertilizantes e outros químicos são menores.
  • Observe atentamente o rótulo dos produtos ditos biológicos, para se certificar dessa origem. A indicação da entidade privada de controlo e certificação (nome ou código) dos mesmos é obrigatória.
  • Frequente com regularidade as feiras de agricultura biológica e comprove com os seus olhos, tacto, cheiro e paladar, a diferença comparativamente com os produtos alimentares mais típicos e que muitas vezes entendemos como “normais”.

Image courtesy of Simon Howden / FreeDigitalPhotos.net

Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share