Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Nutrição

Prefira carnes brancas e procure reduzir gradualmente as quantidades de carne que ingere, compensando com outras fontes de proteína vegetal.

Carne: boa fonte de Proteínas a usar com moderação

Sabia que, segundo os dados da Balança Alimentar Portuguesa, o consumo de proteínas e carne em Portugal é três vezes superior ao recomendado? E que com apenas um peito de frango assado e uma chávena de feijão de soja obterá grande parte (ou mesmo a totalidade) das suas necessidades proteicas diárias?

Ritual: Aproveite os benefícios nutricionais da carne escolhendo porções de carne (e de proteína) adequadas às suas necessidades... e não mais que isso.

Não restam dúvidas de que as proteínas desempenham um papel imprescindível no normal funcionamento do nosso organismo. Da sua enorme versatilidade de funções, destacam-se por exemplo a promoção do crescimento celular, a manutenção do equilíbrio ácido-base do sangue e a produção de hormonas e anticorpos.

Contudo e apesar das fortes tradições culturais que em muito sobrevalorizam a ingestão de proteínas (e de carne) no nosso país (e que nos tornam o 5º país da União Europeia com mais consumo de carne per capita), convém ter presente que a Organização Mundial de Saúde recomenda que a ingestão proteica não deve ultrapassar os 30% das calorias totais diárias (valores entre 10 e 30% têm sido defendidos). Por outras palavras (e sabendo que 1g de proteína tem 4kcal), podemos dizer que um indivíduo com uma necessidade calórica diária de 2000kcal deveria ingerir entre 50 e 150g de proteínas por dia.

Outra forma mais simples e individual de calcular as necessidades proteicas diárias consiste em multiplicar 0,8g (de proteína) pelo seu peso corporal. Faça os seus cálculos e adopte mais este ritual promotor de saúde positiva.

CONSIDERAÇÕES:
  • Evite confeccionar as suas refeições de carne com grandes doses deste alimento. Tenha presente que com 100g de peito de peru ou frango assado obterá cerca de 30g de proteína – mais de metade das necessidades proteicas de uma pessoa com 70kg!
  • Escolha preferencialmente as chamadas carnes brancas (frango, peru e outras aves) ou os cortes magros de outros animais (p.ex. porco e vaca). Conseguirá um aporte proteico bastante semelhante ao obtido com as restantes carnes, sem o alto teor de gorduras saturadas que as caracteriza.
  • Experimente confeccionar algumas das suas refeições com uma quantidade mínima de carne (apenas para conferir algum sabor), enriquecendo-as com leguminosas, sementes e/ou cereais, todos eles com alto teor proteico.
  • Se sofre de alguma doença crónica ou foi submetido a alguma cirurgia, consulte o seu médico/nutricionista sobre as suas necessidades proteicas. Em alguns casos (p.ex. transplante cardíaco, alguns tipos de tumor, doença pulmonar obstrutiva crónica, queimaduras graves) podem ser necessárias maiores quantidades deste nutriente, enquanto que noutros (p.ex. distúrbios renais graves) as recomendações deste nutriente podem ser reduzidas.


Image courtesy of tiramisustudio / FreeDigitalPhotos.net

Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share