Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Nutrição

Se não come fruta com muita regularidade, a ingestão ocasional de sumos naturais de laranja, papaia ou kiwi pode ser uma excelente alternativa para evitar carências vitamínicas.

Vitamina C e defesas naturais

Sabia que a Vitamina C tem propriedades antioxidantes e contribui para uma boa saúde óssea e dentária? E que, contrariamente ao que se pensa, ainda há muitas dúvidas sobre os seus benefícios na prevenção da gripe?

RITUAL: Enriqueça pelo menos uma das suas refeições principais com ½ tijela/chávena de vegetais e ingira citrinos, morangos ou frutos tropicais com alguma regularidade, obtendo a dose de vitamina C recomendada.

A importância da vitamina C na promoção de saúde começou a ser investigada há mais de duzentos anos. Na época, verificou-se que os marinheiros com escorbuto – principal causa de morte daqueles que navegavam longas viagens alimentando-se apenas de cereais, peixe e carne – recuperavam mais facilmente da doença quando ingeriam frutas ricas em vitamina C, como a laranja e o limão. Daí a posterior atribuição do nome ácido ascórbico (ausência de escorbuto) à vitamina C.

Hoje em dia, esta vitamina continua a merecer uma enorme atenção pela generalidade das pessoas e há mesmo quem sofra efeitos colaterais indesejáveis, como náuseas e diarreia, devido à ingestão abusiva de suplementos desta vitamina. Estes excessos devem-se sobretudo ao pressuposto de que a vitamina C previne o aparecimento da gripe. No entanto, não há evidência científica consistente que suporte estas alegações. Já no que diz respeito ao tratamento da gripe, existem indícios de poder contribuir na diminuição da sintomatologia e na redução do tempo de manifestação da doença, embora sem resultados conclusivos.

Mesmo assim, é importante realçar que a vitamina C é fundamental não apenas na prevenção do escorbuto, pouco frequente atualmente, mas também na produção de colagénio – substância que proporciona e otimiza a saúde dos ossos, dentes e tendões – e no fortalecimento da resposta imunológica a várias infeções, entre outros. Por isso, não a dispense!

A CONSIDERAR:
  • Utilize a sua criatividade para adicionar bróculos, pimento verde, pimento vermelho, agrião, couves, coentros ou salsa, nas suas ementas, e conseguir uma ingestão diária de 60mg de vitamina C – a dose recomendada.
  • O hábito de fumar, para além dos inúmeros malefícios para a saúde, prejudica a ação da vitamina C. Se é fumador, procure aumentar a sua ingestão diária desta vitamina para 100mg por dia.
  • Se não come fruta com muita regularidade, a ingestão ocasional de sumos naturais de laranja, papaia ou kiwi pode ser uma excelente alternativa para evitar carências vitamínicas. Tenha no entanto presente que são utilizadas várias peças de fruta na elaboração destes sumos, facto que lhes confere um maior valor calórico.
  • Sempre que possível, opte por frutas frescas e vegetais em vez de suplementos alimentares. Para além do ácido ascórbico, terá também um excelente aporte de muitas outras vitaminas, minerais e fibras, importantes para a sua saúde.

Image courtesy of Luigi Diamanti / FreeDigitalPhotos.net

Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share