Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Nutrição

A fibra alimentar é um tipo de hidratos de carbono indigerível pelo nosso organismo e que tem propriedades muito benéficas para a saúde.

As fibras e a saúde

Sabia que existem dois tipos de fibras alimentares?
E que um deles contribui especialmente para a redução dos níveis de colesterol sanguíneo, enquanto que o outro tem uma acção mais determinante na saúde do cólon?

RITUAL: Ingira diariamente fontes de hidratos de carbono pouco processados, naturalmente ricos em fibras solúveis e insolúveis.

A fibra alimentar é um tipo de hidratos de carbono indigerível pelo nosso organismo e que tem propriedades muito benéficas para a saúde. Dentro da fibra alimentar, podemos diferenciar dois sub-grupos: por um lado as fibras solúveis (pectinas, gomas, mucilagens e hemiceluloses), presentes nas frutas, legumes, aveia, sementes e vegetais; e por outro, as fibras insolúveis (celulose, lignina e algumas hemiceluloses), presentes no arroz e grãos integrais, farelo de trigo e também nas frutas, legumes e vegetais.
As fibras solúveis têm benefícios especialmente importantes na redução dos valores de colesterol sérico e LDL-colesterol - associados a uma menor saúde cardiovascular - e também no prolongamento do tempo de absorção de glicose, fundamental para a manutenção da glicemia sanguínea em valores normais. As fibras insolúveis, por seu lado, facilitam o trânsito intestinal e aumentam o peso fecal. Estes factos, associados à retenção de água pelas fibras solúveis, podem prevenir problemas do trato gastrointestinal como o cancro de cólon e doenças diverticulares - diverticulose e diverticulite - caracterizadas pelo desenvolvimento e inflamação de bolsas minúsculas dentro do cólon.
Adicionalmente, o atraso no esvaziamento gástrico e a saciação precoce provocados por uma ingestão adequada de fibras, parece contribuir para a prevenção do excesso de peso e obesidade.

A CONSIDERAR:
  • Procure uma ingestão diária de 30-40g de fibras alimentares, especialmente provenientes de cereais e grãos integrais, frutas, hortaliças e outros produtos vegetais.
  • Apesar da adição de farelo e gérmen de trigo proporcionar benefícios às pessoas com uma alimentação rica em cereais refinados, a ingestão de cereais integrais é uma opção mais interessante.
  • Os alimentos ricos em fibras estão normalmente associados a uma menor densidade calórica, sendo esta mais uma das razões para a sua ingestão.
  • Evite uma adição excessiva de fibras (quase) puras, como o farelo de trigo, nas suas refeições. Casos levados ao extremo resultam na eliminação de alguns minerais, como o ferro, o zinco e o cálcio, para além da probabilidade acrescida de desidratação.
Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share