Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Artigos     Nutrição

Tudo o que faz bem à saúde em geral beneficia os seus olhos. Mas há alimentos que deve ter debaixo de olho.

A SAÚDE DOS OLHOS PASSA PELA BOCA

Para nos irmos lembrando de que aquilo que comemos influencia em muito a forma como vemos, deixamos algumas sugestões de alimentos amigos dos olhos.  Mas são muitos mais os alimentos recomendáveis. Pense que tudo o que faz bem à saúde em geral beneficia os seus olhos. E para já, não permita que estes faltem à sua mesa.

Quem nunca ouviu a expressão “A cenoura faz bem aos olhos”?

É a sabedoria popular confirmada pela ciência! Não só a cenoura, mas todos os legumes e frutas de cor laranja são grandes amigos dos olhos. O betacaroteno, um antioxidante natural que confere a cor amarelo/laranja, é uma das formas indiretas de se obter a vitamina A que contribui para que a retina e outras partes do olho funcionem sem problemas.

Um hino ao verde… para um olhar novinho em folha!

Falamos de folhas verdes… e das mais escuras! Espinafres, couve e brócolos, contêm antioxidantes que protegem os olhos e reduzem os danos provocados pelos radicais livres. Ricos em luteína e zeaxantina, contribuem em muito para reduzir o risco de degeneração macular e catarata, diminuem o desconforto em relação ao brilho, melhoram o contraste e também podem contribuir para aumentar o alcance visual.

Ovo, esse alimento mágico!

Cheio de atributos, o ovo também marca pontos quando se fala da visão. A gema é uma fonte privilegiada de luteína e zeaxantina, para além de zinco, que contribui para reduzir o risco de degeneração macular relacionada com a idade, prevenindo danos celulares e a perda gradual da visão.

Peixe, o Sr. Ómega 3!

As melhores opções são o salmão, o atum, a truta, além de anchovas e cavala. Contêm ácidos gordos que ajudam a prevenir a Síndrome do Olho Seco. Também são ricos em vitamina A, que previne a cegueira noturna, doença que se desenvolve pela carência desta vitamina.

Frutos vermelhos, uma festa para os olhos!

Mirtilos, amoras, cerejas, morangos, framboesas… Todos são bons exemplos de alimentos antioxidantes, combatem os radicais livres e são boas fontes de vitaminaC e de flavonoides. Atuam na prevenção contra a perda de visão e contra a degeneração macular e também contrariam a progressão de doenças já instaladas, como o glaucoma.

Esta é uma mensagem dos Rituais de Vida Saudável para os clientes MultiOpticas.
Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share